top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Beatriz Maria Eckert-Hoff

 

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP) e pós-doutora pelo departamento de Letras Modernas (USP) dedica-se à pesquisa de temas como discurso, sujeito, língua, identidade, memória, escrita de si, ensino de línguas e formação de professores. Atualmente, é Pró-Reitora Acadêmica da Universidade do Distrito Federal (UDF) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), além de ser pesquisadora vinculada ao GT de Práticas Identitárias da ANPOLL e assessora de pareceres técnico-científicos da FAPESP.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

 

Doutora em Educação (UNICAMP) dedica-se à pesquisa dos seguintes temas: alfabetização, letramento, leitura e produção de textos; atua em cursos de formação inicial e continuada de professores, nas áreas de linguagem, avaliação, didática e prática de ensino. Atuou na escola básica durante vinte anos, em escolas públicas e particulares, e é docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP.

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

 

Doutora em Linguística (UNICAMP), especialista em Análise de Discurso; suas principais linhas de atuação envolvem o ensino, a história das ideias linguísticas, as relações entre saber urbano e linguagem, a análise de discurso e a divulgação científica. Cláudia é docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (IEL/ UNICAMP), e coordena o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) e o GT de Análise de Discurso da ANPOLL.

Fabiane Verardi Burlamaque

 

Doutora em Teoria Literária (PUC) desenvolve pesquisas relacionadas à leitura, formação do leitor, literatura infanto-juvenil, história da leitura e do livro. Atualmente, Fabiane é docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. 

Filomena Elaine Paiva Assolini

 

Doutora em Psicologia (FFCLRP), atuando na interface Educação e Linguística Aplicada.  Ministra aulas em cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE), é docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/ USP) e desenvolve inúmeros projetos de pesquisa, filiados à análise de discurso, alfabetização, letramento, além de coordenar diversos projetos de extensão na mesma instituição de ensino.

Luzmara Curcino Ferreira

 

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Luzmara atua principalmente nas áreas de formação inicial de professores, história e ensino de práticas de escrita e de leitura, além da análise de discurso e do ensino de língua materna. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, e professora adjunta do Departamento de Letras da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Representações do leitor brasileiro contemporâneo (LIRE) e da área de Letras junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Maria Regina Momesso

 

Doutora em Linguística (UNESP), coordenadora e gestora do Projeto “Linguagens, Códigos e Tecnologias: práticas de ensino de leitura e escrita na Educação Básica” (Observatório de Educação/ CAPES/ INEP/ MEC), e produtora e apresentadora do programa de TV Educativo “Diálogos do Saber” (TV FIB/ Bauru). Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Discurso, discurso, identidade, práticas discursivas e cibermídia. Atuou como pesquisadora, professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN), e atualmente é docente do Ensino Técnico/ Médio (CTI – FC/ UNESP).

 

Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago

 

Graduada em Letras Português Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutora em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista (2005), e pós-doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2011) È professora no Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás e atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. Foi presidente da ANPGL - Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras no triênio 2009/2012 e atualmente exerce a função de Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Coordena o TEIA Grupo Multidisciplinar de Estudos em Análise do Discurso de Jataí. Atua principalmente com as seguintes temáticas: análise do discurso, práticas de subjetivação, produção de textos, escola e leitura.

Marcia Cristina Argenti Perez

 

Doutora em Psicologia (Ciências) pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2004), Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000) e Graduada em Pedagogia com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1997). Atualmente é professora, pesquisadora e chefe do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, SP. Coordenadora do GEPIFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP/CNPq) e Tutora do PET Pedagogia FCLAr UNESP (Programa de Educação Tutorial). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária nas áreas temáticas da Educação, Infância, Ludicidade e Práticas educativas na escola e na família.

Ana Amélia C. C. A. S. de Carvalho

 

É Professora Catedrática na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Entre 2000 e 2009 participou em 6 projetos de investigação, sendo que coordenou 3 destes. Atualmente coordena 1 projeto de investigação. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Tecnologia Educativa. Tem lecionado na área de Tecnologia Educativa com particular destaque na formação de professores, formadores e educadores, incidindo sobre comunicação presencial e online; recursos educativos online; educação a distância; jogos digitais e gamification.

Aracy Ernst-Pereira

 

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1971), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e Doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, desenvolvendo o trabalho "O discurso proverbial e o discurso das alterações. Elementos para uma análise semântico discursiva" (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias da Enunciação e Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso proverbial, reescrituras de contos de fadas, corpo e subjetividade, ideologia e ensino.

Maria Angélica Seabra Rodriguês Martins

 

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, e Mestre em Estudos Literários e Semiótica pela Unesp-Araraquara; docente de Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Humanas da FAAC-Unesp-Bauru, leciona para os cursos de Pedagogia, Jornalistmo, Radialismo e Relações Públicas.

NOSSAS 

CONVIDADAS

bottom of page